Escrito nos raros momentos de folga de uma jornada fatigante.

Consulte o dicionário do cinismo, no rodapé do blog.

Divulgação literária e outros babados fortes

Versos cretinos, crônicas escrotas e contos requentados. O resto é pura prosa.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Terceiro Capítulo

Um estranho no ninho

O cuco é conhecido por colocar seus ovos no ninho de outros passarinhos. O filhote de cuco, assim que nasce, tenta jogar os outros para fora, para receber sozinho a alimentação dos pais adotivos.
Desta vez, os pais adotivos pegaram o filhotinho de cuco em flagrante.
“Segundo o máximo dirigente da Revolução cubana, desta maneira não se estava organizando um partido, mas antes uma “clique”. “Estávamos a organizar ou a criar um colete de forças, um jugo, companheiros. Não estávamos criando uma organização livre de revolucionários, mas sim um exército de revolucionários domesticados e amestrados.” Harnecker, Marta.
Na hora de retificar o erro, some a direção da revolução e aparece o máximo dirigente. Mais tarde, o Comandante veria que era justamente do exército de revolucionários domesticados e amestrados que ele iria precisar.
O movimento de depuração das ORI começa com a criação de uma Escola Superior de Formação Política, de onde serão escolhidos os melhores alunos para serem os militantes. Em 62 o projeto das ORI é abandonado e surge o Partido Unido da Revolução Socialista, “que responde ao caráter socialista que toma abertamente o processo cubano depois da invasão de Playa Girón.” (Harnecker, Marta)
O socialismo em Cuba foi, literalmente, decretado. E o fator que definiu o caráter socialista da revolução, ao invés de vir da correlação de forças, da dinâmica interna dos interesses de classes em choque, veio de fora, de uma tentativa desastrada de invasão. Foi este fator, a ameaça americana, que acabou precipitando o alinhamento de Cuba à esfera de influência soviética.
“Certo dia acordamos e, maravilha das maravilhas, não havia nada para comer – nem café, nem arroz, nem açúcar, nem carne, nem feijão, nem leite, nem frutas – yes, nós não tínhamos bananas.... Tínhamos abundância de nada, mas tínhamos longas filas, racionamento, aumento de preços, mercado negro e uma crise que afetou tanto a economia quanto os meios de produção.
...
Che disse com todas as letras: não podíamos culpar o imperialismo por um declínio da produção nacional. Fidel concedera poder aos velhos comunistas, que, disse ele, eram os únicos que entendiam de socialismo – Escalante e os outros. Estes foram os resultados; eles sovietizaram tudo de cima a baixo. Tentavam consertar máquinas com leituras sobre o marxismo, e se um operário dissesse que a Internacional era inútil para a manutenção de máquinas, acusavam-no de contra-revolucionário.
O que acontecera na realidade? Primeiro, houve um aumento extraordinário do poder de compra de cada cidadão, de no mínimo 100%. Segundo, todas as reservas de comida se esgotaram, assim como suprimentos de artigos de luxo. Terceiro, houve uma queda brusca na produção agrícola, porque os grandes proprietários rurais e criadores de gado simplesmente abandonaram a terra que lhes restou após a expropriação. Estas chegavam perto de setenta hectares, que eles não achavam viável cultivar. A maioria das pastagens e fazendas de Cuba havia sido estatizada, mas o problema era que os administradores do Partido enviados para dirigi-las procediam todos da cidade, e metiam os pés pelas mãos em tudo. O quarto fator foi que havíamos comido todo o nosso gado. Isto significava que não tínhamos nem leite e nem carne. O sistema de transportes foi também abandonado à ruína, de forma que o que era produzido não chegava aos mercados.” Franqui, Carlos – grifos nossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário