Escrito nos raros momentos de folga de uma jornada fatigante.

Consulte o dicionário do cinismo, no rodapé do blog.

Divulgação literária e outros babados fortes

Versos cretinos, crônicas escrotas e contos requentados. O resto é pura prosa.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A esquerda é geneticamente mais inteligente do que a direita?

Este estudo está bombando no Facebook, como prova de que a esquerda seria mais inteligente do que a direita.

O artigo original
Como eu sou um chato de galocha, dei-me ao trabalho de ler todo o artigo. Preliminarmente, ele foi publicado num site de vulgarização de estudos sobre psicologia, que produz material muito parecido com aquelas seções que se lêem nas revistas de moda mais sofisticadas.
Em segundo lugar, o estudo não opõe esquerda x direita, ele opõe liberais x conservadores. E mesmo esta oposição deve ser entendida num sentido bem específico: liberais seriam aquelas pessoas mais preocupadas com o bem estar geral e dispostas a pagar mais impostos para beneficiar os menos favorecidos.
Segundo o estudo, mulheres são mais liberais que os homens e negros são mais liberais que os brancos. A hipótese que explicaria a correlação entre inteligência e liberalismo seria a de que o liberalismo é uma novidade genética evolutiva. Os grupos humanos primitivos seriam pequenos e não faria sentido se preocupar com o bem estar dos membros de outros grupos. Conservadores seriam mais preocupados com o bem estar familiar e liberais mais altruístas.
O artigo afirma que a queixa dos conservadores de que a mídia, o show business e outras áreas acadêmicas são dominadas pelos liberais é verdadeira. Em compensação, os conservadores teriam mais sucesso na selva dos negócios. Como a vida social moderna lida com grandes grupos e não grupos familiares, liberais teriam uma vantagem evolutiva.
No meu tempo, um pouco depois do paleolítico, alguém de esquerda ser chamada de liberal era um insulto. E a idéia de que deveríamos pagar mais impostos para investir em programas sociais, era considerada o tipo de assistencialismo que ajuda a embelezar o capitalismo selvagem. A esquerda estava mais interessada no tipo de proposta que incluía a derrubada do governo, a abolição dos impostos e a colocação dos menos favorecidos no poder.
Infelizmente, eu não me vi contemplado no estudo e penso que o pensamento de esquerda não deve ter nenhuma vantagem genética evolutiva. Pelo menos, grande parte da esquerda que eu conheci foi eliminada pela ditadura e não viveu para perpetuar os seus gens (se é que posições de esquerda tem um componente genético). Ao contrário, a direita teve vida boa para si e seus pimpolhos. Ser de direita, durante o regime militar deveria ser uma vantagem no processo de seleção natural (se é que ele ainda atua na espécie humana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário